Análise de crédito: o que é e qual é a sua importância?

Toda empresa depende da análise de crédito para fazer negociações precisas e bem direcionadas. Quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência é alto — e isso afeta tanto o fluxo de caixa organizacional quanto o relacionamento com os clientes.

Afinal, se o dinheiro esperado deixa de entrar em caixa, a empresa tem dificuldades para pagar fornecedores e colaboradores, assim como para renovar o estoque e adquirir outros produtos. De outra parte, é necessário fazer a cobrança, que é uma atitude incômoda e pode afastar os clientes.

O que fazer? O melhor é trabalhar bem a análise do crédito para evitar imprevistos. Para isso, é preciso compreender o conceito e sua importância, saber o que deve ser avaliado e o passo a passo para ter precisão e eficiência. Esses são alguns dos critérios trabalhados neste post. Então, que tal saber mais? Acompanhe!

Entenda o que é a análise de crédito

Analisar o crédito de um cliente consiste em verificar se ele realmente tem condições de honrar o compromisso assumido. O objetivo é identificar o perfil e as condições financeiras do cliente, a partir de suas informações básicas e de seus dados financeiros. Assim, a empresa também define um valor mínimo de compra, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento das parcelas.

Por suas características, esse processo é uma forma de evitar calote nas operações de crédito. Ao mesmo tempo, ajuda a garantir a estabilidade financeira do seu negócio e manter as contas organizadas.

É importante destacar que a análise pode ser realizada tanto para clientes pessoa física quanto jurídica. Em ambos os casos, é uma maneira de formalizar a negociação e assegurar um bom relacionamento entre as partes.

Conheça a importância da análise de crédito

O processo de analisar as informações de crédito do cliente é uma forma de identificar os riscos envolvidos na negociação. Por isso, são utilizados diferentes critérios e pontuações que determinam o potencial de inadimplência do consumidor.

Dessa forma, você mantém a saúde financeira do negócio ao utilizar critérios parametrizados, conforme a política de concessão de crédito estabelecida pela sua empresa. Ainda diminui as incertezas da negociação, já que a pessoa percebe, de forma antecipada, se conseguirá encaixar aquela parcela no seu orçamento mensal.

A análise para concessão de crédito oferece outros benefícios para sua empresa. Veja quais são eles!

Garantia de fluxo de caixa estável

O fluxo de caixa tem o propósito de indicar como está a saúde financeira da empresa. Quando é projetado, sinaliza o resultado esperado para os próximos meses, ou seja, quanto você tem a receber e a pagar em determinado período.

Essa indicação só dá certo, se você trabalhar bem a análise de crédito. Caso contrário, vai esperar receber uma quantia X, mas terá menos que isso devido à inadimplência. Assim, deixa de haver precisão nos cálculos e isso leva a dificuldades financeiras, que podem exigir a contratação de empréstimos e financiamentos, podendo levar até à falência do negócio.

Redução de riscos de inadimplência

A análise apropriada do perfil do cliente mostra qual é seu score de crédito. A pontuação sinaliza a probabilidade do consumidor ficar inadimplente nos próximos 12 meses. Por isso, quanto pior for a avaliação, maior é a chance da sua empresa deixar de receber o dinheiro na data correta de pagamento.

Perceba que essa é uma forma de se precaver e evitar problemas com clientes com amplo histórico de maus pagamentos. Essa análise também exclui os bons pagadores que quitaram a conta alguns dias atrasada por esquecimento ou um imprevisto momentâneo, por exemplo.

Como consequência, você recebe os valores em dia e tem fluxo de caixa para honrar seus compromissos. Com isso, tem menos chances de sua empresa ficar inadimplente e/ou ter que solicitar empréstimos ou financiamentos para quitar as dívidas.

Segurança em negociações

A análise do crédito permite conhecer melhor os clientes e os fornecedores, a fim de liberar a venda a prazo com segurança. Esse processo reduz as incertezas e fortalece o relacionamento com os parceiros, inclusive, com o surgimento de outras oportunidades.

Por exemplo, ao vender a prazo para um cliente e receber os valores em dia, você sabe que pode conceder o crédito outras vezes. Ao mesmo tempo, o consumidor opta por adquirir na sua empresa, porque terá um procedimento de liberação mais rápido e taxas de juros até mesmo mais baixas do que em outros locais.

O benefício para ambas as partes estreita as relações e aumenta o potencial de fidelização do cliente. Para sua empresa, é a chance de ter novas oportunidades de venda, que ocorrem de forma recorrente e com menos riscos.

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Fonte: SERASA

Categorias: REFI

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